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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vida de técnico não é fácil.

Escrevendo por escrever, só pra nao deixar o blog cair no esquecimento como sempre faço.
Queria falar um pouco aqui sobre a vida dos técnicos em informática, ou técnicos de suporte. É um emprego muitas vezes calmos, e muitas vezes estressante, mas na maior parte do tempo hilário. Não importa se você passa o dia todo sentado atrás de uma mesa, numa sala com ar condicionado, ou se você passa o dia todo correndo de um lado pro outro, indo de cliente em cliente, no final do dia você sempre tem um caso pra contar.

No meu antigo emprego me deparei com um caso que eu vou lembrar pra toda a eternidade, meu chefe me mandou em uma concessionária de carros atender um secretária que estava com problemas de vídeo no computador, chegando ao local, entrei na sala da secretária e me deparei com uma cena que só havia visto naquelas fotos da internet de "mestres da gambiarra", nem sei qual foi a cara que fiz quando vi a cena, mas me lembro do que me passou pela cabeça naquela hora, "mas porque diabos ela fez isso com o monitor!", ela me explicou que apertou alguma coisa no teclado e a tela girou, sim, girou 90º sentido anti-horário! E pra resolver o problema ela GIROU O MONITOR! Sim ela girou o monitor! Era um monitor LCD de 15', ela virou ele de lado, e estava usando ele de lado pra imagem ficar "correta". Com alguns cliques eu voltei a imagem para a orientação correta, e removi todos os atalhos de teclado pra que ela não cometesse mais a mesma façanha. No mesmo escritório outra secretária me pediu pra ver porque a impressora não imprimia, ela dizia que tinha trocado o cartucho, e logo depois ela parou de imprimir, olhei no windows, tudo normal, olhei na impressora e não havia papel agarrada nem nada, tirei os cartuchos pra ver se estavam entupidos, e pra minha surpresa eles estavam, entupidos com aquele plástico de segurança que todo cartucho novo vem, quando mostrei pra ela o que tinha acontecido, ela me virou e falou "ah, mas eu não sabia que tinha que tirar!".
Esses dois casos foram em apenas 30min de trabalho, imagina quem passa o dia todo resolvendo esses tipos de problemas, eu sou um, e sempre que der venho aqui compartilhar essas pérolas com vocês.

Um comentário:

  1. Aaoeuhoeahaueha. Também sou técnico em informática ou melhor, técnico de apoio ao usuário de sistemas de informação. Esses usuários estão sempre lá com essas gambiarras mirabolantes aguardando a nossa mágica. Também fui certa vez em uma concessionária de veículos, muito problemática, resolver um problema de lentidão dos computadores. Chego lá era todo um setor de venda com computadores rodando com 128mb de memória RAM. Diante de comentários como "Esse PC demora pra carregar tudo" a resposta que me vinha é pedir para q carregasse esse PC para uma lata de lixo. Mas dei a melhor explicação que podia dar na hora. Falei que eu não era mágico e fui embora.
    O problema aqui da minha cidade em grande parte é pela presença de velhos, com sua grande experiência em papel e caneta, operando sistemas. Em um desses locais vi algo que jamais esquecerei ... Olhei atrás de um certo computador e vi alguns papeis colados nos cabos dos periféricos e no próprio gabinete, peguei um desses papéis e li a palavra "MOUSE" e no local onte ela estava conectado, novamente a palavra "MOUSE". O mais incrível é esse papel escrito "IMPRESSORA", mesmo ela sendo USB e tendo 4 entradas para ela no PC, estava lá o cabo da impressora no seu local reservado "IMPRESSORA".
    Trabalho nessa função a 1 ano e alguns meses e realmente são muitas as histórias.

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